QUANDO JESUS VISITA NOSSA FAMÍLIA
Um dos mais expressivos encontros de Jesus foi com um coletor de impostos, Zaqueu, que ansiava por ver o Mestre, talvez para aliviar-se do fardo de uma vida vazia de sentido e cheia de rotinas insignificantes. Jesus, ao vê-lo, dirigiu-lhe as seguintes palavras: Hoje, me convém pousar em tua casa (Lucas 19.5). O que acontece quando Jesus resolve visitar uma família?
Assim como Zaqueu, qualquer um de nós pode ter um encontro com Cristo e recebê-lo em nossa casa, em nossa vida, em nosso coração, no lugar de nossa intimidade. A presença de Jesus produzirá transformações profundas no coração humano e trará luz ao lado sombrio da nossa existência. O brilho de Cristo fará surgir novas motivações e novos sentimentos dentro da nossa casa.
A presença de Jesus dentro da nossa casa produzirá pelo menos, três grandes renovos, pois por onde Ele passa e aonde Ele chega tudo se transforma. Assim também acontece com a família que abre as portas para a presença de Jesus.
1) Ele renova os sonhos da família. Toda família precisa ter os seus sonhos. Muitas vezes, quando vivemos sob o peso de rotinas desmotivadoras, paramos de sonhar. Aceitamos o marasmo e o caos como se fossem parte de um plano arquitetado por Deus ou pelo destino. Isto é um engano! A vida é alimentada pelos sonhos. Todos nós temos o direito a uma existência feliz. Quem deixa de sonhar, também para de viver. Nosso destino é construído pelos sonhos que perseguimos, pela nossa capacidade de luta e determinação, com a presença do Senhor em nós.
2) Ele renova as forças da família. Dois grandes inimigos da família são: a rotina e as lutas contínuas. Tudo isso causa exaustão e tédio dentro de casa. O cotidiano é cansativo, especialmente quando é marcado pela ansiedade e pela provação. A vida é uma batalha contínua. Por isso, muitos se sentem cansados de viver. O sofrimento demorado enfraquece nossas resistências. Entretanto, somos fortalecidos pela força da fé e da perseverança quando deixamos Jesus entrar em nossa casa.
3) Ele renova as esperanças da família. Precisamos de esperança para olhar além do momento presente, além da própria dor. A esperança é o combustível da vida. Sem ela, estaríamos condenados aos limites do efêmero, do circunstancial. Só conseguiremos ver mais longe quando contemplamos a vida pelo prisma da esperança. Sem a força da esperança a família tende a sucumbir diante das lutas, decepções, frustrações e desencontros nas relações familiares.
Que bom ouvir de Jesus: ¨Hoje me convém pousar em tua casa¨! Apesar dos percalços, o renovo de Deus, especialmente dentro de casa, tem o poder de resgatar os sonhos abandonados, de fortalecer os corações enfraquecidos e renovar as esperanças perdidas. Ele quebra os fardos angustiantes das rotinas desmotivadoras e faz algo novo acontecer.
Pr. Estevam Fernades
Nenhum comentário:
Postar um comentário